terça-feira, 18 de outubro de 2011

#Brasileirão - Briga pelo título (Parte 1)

O Campeonato Brasileiro está chegando ao fim e a disputa pelo título da competição vai ficando cada vez mais acirrada. Torcedores pegam as calculadoras e, até mesmo os que nunca levaram jeito com matemática, desdobram-se para fazer os cálculos mais complexos e verificar a probabilidade do seu time ser campeão.

Para mostrar essas contas e verificar a forma recente das equipes, separei os resultados dos 7 candidatos a levantar a taça (Corinthians, Vasco da Gama, Botafogo, Flamengo, Fluminense, São Paulo e Internacional) nos 10 últimos jogos disputados, ou seja, desde a 21ª rodada. Veja abaixo (D = Derrota; E = Empate; V = Vitória; X = Não jogou na rodada):

Corinthians (33%):


Coritiba 1 x 0 Corinthians
Corinthians 2 x 1 Flamengo
Fluminense 1 x 0 Corinthians
Corinthians 1 x 3 Santos
São Paulo 0 x 0 Corinthians
Corinthians 1 x 0 Bahia
Vasco da Gama 2 x 2 Corinthians
Corinthians 3 x 0 Atlético-GO*¹
Corinthians 0 x 2 Botafogo
Cruzeiro 0 x 1 Corinthians

Forma: DVDDEVEVDV

*¹ No 2º tempo contra o Vasco e no 1º contra o Atlético-GO, o Corinthians jogou como campeão brasileiro. E só. De resto, os paulistas costumam ser bem irregulares. Venceram 4, perderam 4 e empataram 2. Muitas atuções não convenceram. O nível caiu, após esses dois bons jogos citados, quando o Timão enfrentou, em casa, o Botafogo e saiu, justamente, derrotado. O Alvinegro Carioca foi superior.
*² Contra o Cruzeiro em Sete Lagoas, o Corinthians foi inferior ao adversário, conseguiu um gol de fora da área com Paulinho, após rápida jogada de contra-ataque e teve sorte por Montillo desperdiçar a penalidade.

Vasco da Gama (25%):

América-MG 4 x 1 Vasco da Gama
Vasco da Gama 2 x 0 Coritiba
Figueirense 1 x 1 Vasco da Gama
Vasco da Gama 4 x 0 Grêmio
Vasco da Gama 1 x 1 Atlético-GO*²
Cruzeiro 0 x 3 Vasco da Gama
Vasco da Gama 2 x 2 Corinthians*²
Internacional 3 x 0 Vasco da Gama
Atlético-PR 2 x 2 Vasco da Gama
Vasco da Gama 2 x 0 Atlético-MG*³

Forma: DVEVEVEDEV

*¹ O time de São Januário perde pouco no Campeonato, mas, quando isso acontece, é de goleada, como mostram os resultados acima. Para saber mais sobre as outras derrotas dos vascaínos, clique aqui.
*² O Vasco, ao contrário do que Cristóvão Borges costuma declarar, oscila sim. Assim como todos os outros postulantes ao título do Brasileiro. O Cruzmaltino, como foi assinalado, deixou de vencer 3 importantes partidas. Contra o Figueirense, Diego Souza deixou de fazer, aos 45 minutos, um gol cara-a-cara com o goleiro que daria a vitória e liderança, naquela ocasião. As outras duas, disputadas dentro de casa, também eram fundamentais e o time acabou tropeçando.
*³ Já contra o Atlético-MG, no último domingo, a equipe dominou durante todo o 1º tempo, justificando ser uma das candidatas ao troféu, caiu de produção no 2º e só melhorou com a expulsão de um jogador adversário. Nos próximos jogos, atletas importantes retornarão de lesões e suspensões, reforçando os vascaínos.

Botafogo (25%):

Santos ? x ? Botafogo
Botafogo 4 x 0 Ceará
Coritiba 5 x 0 Botafogo
Botafogo 1 x 1 Flamengo
Grêmio 0 x 1 Botafogo
Botafogo 2 x 2 São Paulo
Atlético-GO 2 x 0 Botafogo*²
Botafogo 2 x 2 Bahia
Corinthians 0 x 2 Botafogo
Botafogo 2 x 0 Atlético-PR

Forma: XVDEVEDEVV

*¹ O jogo contra o Santos foi adiado (era para ter acontecido na 21ª rodada) e só ocorrerá na próxima quarta-feira, dia 19. O Alvinegro poderá assumir a liderança se vencer. Neymar voltará a jogar, após ter sido expulso na penûltima partida.
*² Assim como o Vasco, os botafoguenses também tem seus momentos de oscilação. No Couto Pereira, uma pesada derrota. No Serra Dourada, outra partida para esquecer. A perda por 2x0 poderia ter sido mais dilatada.
*³ Apesar disso, o Botafogo venceu o 1º colocado Corinthians, no Pacaembu, em uma atuação de gala. Caio Júnior, criticado por mexer mal, fez boas modificações na equipe, a qual respondeu bem e assegurou a vitória. Esse jogo chamou a atenção e, possivelmente, embalou de vez os cariocas. Junto com o rival Vasco da Gama, neste momento, são os candidatos que mais acredito que possam ser campeões.

Flamengo (7%):

Flamengo 1 x 3 Bahia
Corinthians 2 x 1 Flamengo
Flamengo 1 x 2 Atlético-PR
Botafogo 1 x 1 Flamengo
Atlético-MG 1 x 1 Flamengo
Flamengo 2 x 1 Américo-MG*²
São Paulo 1 x 2 Flamengo
Flamengo 3 x 2 Fluminense*³
Flamengo 1 x 1 Palmeiras
Ceará 0 x 1 Flamengo

Forma: DDDEEVVVEV

*¹ A partida do Flamengo contra o Atlético-MG foi a última de um longo jejum de vitórias, que durou 10 rodadas. O time que ficou por muito tempo invicto, passou a encarar uma realidade oposta àquela que conhecia.
*² Contra o América-MG, em casa, no final do jogo, o Rubro-Negro conquistou a tão esperada vitória. Os dois empates anteriores a esse confronto, que significavam "jogos sem vencer", agora significam "jogos sem perder", quando anexados às 5 partidas que os sucederam. São 4 vitórias e 1 empate. A invencibilidade parece ter voltado e o time está a apenas 3 pontos do líder. Vale lembrar que só o Flamengo de 2009 tirou uma diferença tão grande de pontos em tão pouco tempo.
*³ Pesando contra a campanha de 2009 estão as fracas exibições da equipe. O Fla-Flu foi um claro exemplo do que vem acontecendo com o Flamengo. É o típico caso do time que vence, mas não convence. No clássico foi assim. Com dois felizes chutes de longa distância de Bottinelli, o Fla virou sobre um Flu muito melhor, que dominou (para ler sobre o jogo, clique aqui). Resta saber se os flamenguistas continuarão, mesmo atuando mal, a vencer seus confrontos ou se cairão na mesma amarga seca que durou até a 25ª rodada.

Fluminense (8%):

Fluminense 3 x 2 Atlético-GO*¹
Cruzeiro 1 x 2 Fluminense
Fluminense 1 x 0 Corinthians
Bahia 3 x 0 Fluminense
Fluminense 3 x 1 Avaí
Atlético-PR 1 x 1 Fluminense
Fluminense 3 x 2 Santos
Flamengo 3 x 2 Fluminense*³
Fluminense 3 x 1 Coritiba
Palmeiras 1 x 2 Fluminense

Forma: VVVDVEVDVV

*¹ O jogo contra o Atlético-GO foi a afirmação do Fluminense no Brasileiro. O time que hora ganhava, hora perdia, venceu, dramaticamente, a 2ª seguida. Foram 3 gols no final do 2º tempo que garantiram a heróica vitória e renovaram a confiança nas Laranjeiras. Na sequência, o time venceria mais duas (4 vitórias consecutivas) e confirmaria de vez a sua candidatura ao título.
*² Contra o Bahia, uma quebra grotesca no desempenho do time. Um dia, definitivamente, para esquecer. Serve também de exemplo para as oscilação, como já foi falado anteriormente, dos postulantes à conquista do Campeonato. Uma forte e inesperada derrota.
*³ A outra foi enfrentando o Flamengo, maior rival. O Tricolor foi muito superior e não merecia perder. Esse jogo, porém, serve para mostrar como o Fluminense vem atuando bem. Como já foi dito, o Fla venceu, mas joga mal. O Flu perdeu, mas joga bem. É importante notar, também, que essas foram as únicas derrotas do Tricolor no 2º turno do Brasileiro. O time é, disparado, o líder dessa segunda metade da competição, com 25 pontos em 11 jogos. Atrás vem o Internacional, com 20.

São Paulo (1%):

Figueirense 1 x 2 São Paulo
São Paulo 2 x 1 Atlético-MG
Grêmio 1 x 0 São Paulo
São Paulo 4 x 0 Ceará
São Paulo 0 x 0 Corinthians*¹
Botafogo 2 x 2 São Paulo
São Paulo 1 x 2 Flamengo*²
Cruzeiro 3 x 3 São Paulo
São Paulo 0 x 0 Internacional
Atlético-GO 3 x 0 São Paulo

Forma: VVDVEEDEED

*¹ O clássico contra o Corinthians marcou o início de uma série negra de resultados para o Tricolor Paulista. O time não vence há 6 rodadas. Foram 4 empates e 2 derrotas desde então.
*² Enfrentando o Flamengo, o Morumbi bateu o recorde de público entre todas as divisões do futebol brasileiro. O estádio recebeu 63.871 torcedores, que foram prestigiar a reestréia de Luis Fabiano. O Rubro-Negro estragou a festa e Fabuloso, aliás, para quem pensava que a volta do jogador impulsionaria de vez o time paulista, ele ainda não marcou um gol sequer com a camisa são-paulina. Chegou a perder um pênalti, inclusive. O São Paulo ainda não venceu com ele em campo.
*³ A confirmação da má fase do São Paulo veio na última rodada. A goleada sofrida para o Atlético-GO marcou a demissão do técnico Adilson Batista, que teve pouco mais de 45% de aproveitamento dos pontos disputados. Faltando 8 rodadas, a 6 pontos da liderança, sem treinador e sem vencer há um bom tempo, o Tricolor é, cada vez mais, uma carta fora do baralho na briga pelo título. É bem possível que fique fora da Libertadores de 2012.

Internacional (1%):

Ceará 1 x 1 Internacional
Internacional 4 x 2 América-MG
Palmeiras 0 x 3 Internacional
Internacional 1 x 1 Coritiba
Figueirense 1 x 1 Internacional
Internacional 2 x 1 Atlético-MG
Atlético-PR 2 x 0 Internacional
Internacional 3 x 0 Vasco da Gama
São Paulo 0 x 0 Internacional
Internacional 4 x 2 Avaí

Forma: EVVEEVDVEV

*¹ Nos últimos 10 jogos, uma única derrota teve o Internacional. Fora de casa, para o desesperado Atlético-PR. Essa foi a única vez que o time saiu derrotado no 2º turno do Brasileiro. O grande problema do Colorado na disputa pelo título é o número de empates que tem. Esses resultados é que afastam o Inter, 2º colocado nesta segunda metade de Brasileiro (20 pontos), do 1º posicionado Fluminense, que já fez 25 pontos neste turno.
*² Com 47 pontos conquistados ao todo, 7 atrás do líder, o Internacional precisaria vencer os 8 jogos restantes para atingir os 71 pontos, provavelmente, segundo cálculos de alguns matemáticos, necessários para a conquista do título. O time do Beira-Rio não deverá ser campeão. A probabilidade é mínima, mas ainda há uma chance. A Libertadores parece ser o sonho mais viável. O Colorado vive uma crescente no campeonato e está a 3 pontos do Fluminense, último da zona de classificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário