quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O futuro de Torres

Gol incrível perdido, expulsão e fracas atuações. Esse é o início de Fernando Torres com a camisa do Chelsea. Contratado por 58 milhões de euros junto ao Liverpool, na janela de transferências de janeiro deste ano, o jogador espanhol ainda não justificou a quantia milionária paga por Abramovich, proprietário do time londrino. O russo tornou El Niño a sexta mais cara contratação da história do futebol mundial. Antes, o atacante já havia movimentado 38 milhões (de euros) ao tranferir-se do Atlético de Madri para a equipe da Terra dos Beatles.

Fernando Torres, com a camisa dos "blues" no Campeonato Inglês, já fez 23 jogos (14 como titular). Foram apenas 3 gols marcados (1 na temporada 2010/11 e 2 na temporada 2011/12 ). Nesta temporada, participou de 7 partidas (6 vezes titular), mas em apenas 2 ocasiões atuou durante todos os 90 minutos. Em sua melhor partida, contra o Manchester United, derrubou sua boa participação ao perder um gol inacreditável, depois de ter driblado o goleiro. Pela Premier League, contra o Swansea, marcou mais um, mas foi expulso em seguida. Na Copa dos Campeões, ao todo, já foram 5 jogos (4 como titular) e nenhum gol.


Mesmo sem convencer, o Chelsea parece determinado a extrair o melhor do El Niño e fazê-lo repetir as vitoriosas passagens que teve em seus últimos clubes. Ele continua entre os titulares de Stamford Bridge. No entanto, as especulações em torno do futuro do atacante começam a surgir.

1) Há rumores, na imprensa italiana, de que o espanhol poderia ser trocado por Robinho, do Milan-ITA. Já na Inglaterra, a informação é praticamente a mesma, porém o nome mais forte para uma possível troca é de Alexandre Pato. O ex-santista teve uma apagada passagem pelo Manchester City e é visto sob desconfiança.

2) Mario Gomez, atacante do Bayern de Munique, seria o preferido de Villas-Boas para a vaga de Torres. Segundo a imprensa, o treinador portugês estaria preparando uma oferta de 40 milhões de euros pelo internacional da Alemanhã. A investida seria feita em janeiro, quando a janela reabre.

Super Mario foi comprado por 30 milhões de euros, junto ao Stuttgart, em agosto de 2009. Só nesta temporada, entrou em campo 11 vezes e marcou 12 gols, contando jogos da Bundesliga, Copa dos Campeões e Copa da Alemanha. Temporada passada, nas mesmas competições, em 45 jogos (37 como titular) marcou 39 gols. Números impressionantes. Ainda mais se comparados aos de Fernando Torres.

A contratação do alemão pode ser, também, uma solução para o ataque do Chelsea. El Niño não é jogador de referência como Mario Gomez é. Ele atua melhor quando tem liberdade para cair pelos lados do campo, o que não ocorre com o estilo de jogo de Villas-Boas. O técnico tem utilizado jogadores abertos pelos lados do campo, criando a necessidade de Torres ficar centralizado no ataque, como referência para a equipe.


Próximo jogo da Premier League, El Niño estará fora, cumprindo suspensão. Com todo o esforço dos "blues" em fazer o espanhol render seu melhor, talvez Torres não saia. Uma série de boas exibições pode (e deve) assegurar seu lugar em Stanford Bridge. Não acredito que ele vá sair do Chelsea em janeiro, mas, no momento, com a fase em que se encontra, não parece ser exagero especular uma possível transferência do atacante, não acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário