quarta-feira, 7 de setembro de 2011

A seleção de Mano

Muito criticado por não estar conseguindo os resultados desejados e que o povo brasileiro se acostumou, Mano Menezes, certamente, não passa por um bom momento na Seleção. A nova polêmica envolvendo o treinador é a lista de convocados para o amistoso contra a Argentina, que será realizado no dia 14 de setembro, em Córdoba.
Mano Menezes: a cada dia mais criticado. Desta vez, a causa foi a lista de convocados divulgada após a vitória sobre Gana, por 1x0.

O técnico da Amarelinha deixou de fora alguns jogadores que vem se destacando por seus clubes e estão, há tempos, sendo cotados para atuar internacionalmente pelo Brasil. É o caso, por exemplo, de Elkeson (Botafogo), Willians (Flamengo), Arouca (Santos) e Borges (Santos). Em contrapartida, Mano convocou atletas que poucos esperavam, como Renato Abreu (Flamengo) e Cícero (São Paulo). Confira abaixo a lista completa:

Goleiros: Fábio (Cruzeiro), Rafael (Santos) e Jefferson (Botafogo)
Laterais: Bruno Cortês (Botafogo), Mario Fernandes (Grêmio), Kleber (Internacional) e Danilo (Santos)
Zagueiros: Rhodolfo (São Paulo), Réver (Atlético), Dedé (Vasco da Gama) e Henrique (Palmeiras)
Volantes: Casemiro (São Paulo), Paulinho (Corinthians), Ralf (Corinthians) e Rômulo (Vasco da Gama)
Meais:
Renato Abreu (Flamengo), Ronaldinho Gaúcho (Flamengo), Thiago Neves (Flamengo), Oscar (Internacional), Lucas (São Paulo) e Cícero (São Paulo)
Atacantes: Fred (Fluminense), Leandro Damião (Internacional) e Neymar (Santos)

A partir dos selecionados, pode-se fazer inúmeras indagações a respeito do treinador do Brasil. Se a proposta de Mano Menezes é renovar a seleção do país, por que Renato Abreu, 33, e Kléber, 31, figuram entre os convocados? Qual o motivo de Fred estar na seleção se Rafael Sóbis e Rafael Moura, seus companheiros de clube, estão fazendo mais gols no Brasileirão? Por que Henrique, que acabou de chegar no Palmeiras, foi chamado se Thiago Heleno tem se destacado mais? Por que convocar apenas 3 atacantes se o Brasil joga com esquemas muito ofensivos, como 4-3-3 e 4-2-3-1? Essas são apenas algumas das muitas questões possíveis, mas nenhuma delas é a mais importante.

Por que convocar para um amistoso (leia-se "um treino", "uma possibilidade de testar atletas e formações passíveis de melhorar as exibições fracas que o time tem feito") jogadores que nunca mais irão vestir a camisa do Brasil? O que os brasileiros e o próprio Mano Menezes ganham com isso? Esses sim são os questionamentos mais importantes.

A idéia de fazer uma competição clássica contra os hermanos é boa. Chamar jogadores que atuam no Brasil também. Porém, há atletas convocados que, obviamente, não possuem condição de ter sequência na seleção. Enquanto isso ocorrer, o time de Mano continuará sem cara, corpo e alma. São 14 jogos e apenas 19 gols marcados. Muito pouco para uma equipe que costuma jogar com 3 atacantes. Alguma coisa deve estar errada, não acha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário