terça-feira, 1 de novembro de 2011

#PremierLeague - Van Persie, André Santos e virada em Stamford Bridge

Não foi só Demba Ba, do Newcastle, que fez um hat-trick na 10ª rodada do Inglês. Van Persie, o homem-gol do Arsenal, também deixou 3 vezes a sua marca na vitória épica sobre o Chelsea, em Stamford Bridge, por 5x3, de virada. A fantástica forma recente do atacante deixa os torcedores ansiosos por sua renovação de contrato. São, pela Premier League, 28 gols nos últimos 27 jogos.

Mais uma vez, Wenger estava certo. O treinador citou, em uma de suas últimas entrevistas, aqueles que criticavam a função do holandês como centroavante. Para os críticos, o jogador deveria atuar aberto pelo lado direito para puxar para dentro e chutar a gol (é canhoto). Já o treinador francês disse que Van Persie é, de fato, um atacante de área. Diferente dos demais, mas, ainda assim, atacante de área. Versátil, ele realmente pode atuar no flanco direito, mas Arsène acerta ao escalá-lo na atual função.


Outro acerto do francês pode ter sido a contratação de André Santos. O lateral-esquerdo alterna bons momentos no ataque com algumas falhas defensivas, mas ganha muitos elogios dos companheiros de time e do técnico. "André Santos foi brilhante. Parece que ele já está na Premier League há muitos anos", disse Walcott. Pela primeira vez, o brasileiro marcou na Premier League com a camisa do Arsenal. Foi o 2º gol dos Gunners no jogo, o empate naquele momento.


Muito criticado no Brasil por suas exibições à serviço da Seleção Brasileira, André Santos tem uma boa oportunidade de voltar a vestir a camisa amarelinha se mantiver o nível de suas atuações na Inglaterra. Não para ser titular, pois a vaga naquele flanco parece já ter dono: Marcelo. Mas, se continuar assim, pode e deve ganhar vaga no banco. Aliás, no mínimo incoerente a posição de Mano Menezes trocar seu titular e manter o reserva Adriano. Santos foi titular nas 12 partidas que disputou. Era figura habitual na lista do treinador. Quando o lateral falhou e as críticas aumentaram, parou de chamá-lo. Porém, o reserva continuou lá. Estranho trocar titulares e manter reservas nas convocações. Terá sido falta de pulso firme para administrar a pressão do cargo e se responsabilizar por seus jogadores?

Nota: Não estou dizendo que André Santos é superior a Adriano, do Barcelona, ou vice-versa. Nenhum dos dois convence. Só estou enfatizando a incoerência do treinador de manter seus reservas nas convocações e retirar os titulares. A lógica seria chamar o jogador do Arsenal para ser alternativa a Marcelo, do Real Madri. Nesse contexto, o atleta do Barça seria cortado.

Voltando ao Arsenal: o time que teve um trágico início de temporada, marcado pela histórica goleada de 8x2 para o Manchester United, vai voltando aos poucos a se encontrar. Na metade superior da tabela, em 7º lugar, com 16 pontos conquistados, 3 a menos que o Chelsea (4º), clube que derrotou no domingo, os gunners vão recuperando a confiança. A declaração de Theo Walcott mostra isso: "do jeito que estamos jogando, nós acreditamos que podemos vencer qualquer um".

Nenhum comentário:

Postar um comentário