domingo, 6 de novembro de 2011

#Brasileirão - Briga pelo título (Parte 5)

Mais uma rodada do Campeonato Brasileiro se encerra e o campeão está longe de ser definido. Agora restam 5 jogos, 15 pontos e 5 fortes candidatos.

O Corinthians continua líder com 58 pontos, apesar de ter perdido seu jogo para o América-MG, em Uberlândia, com uma torcida toda ao seu favor (o Coelho deixou de atuar em Sete Lagoas para arrecadar com a presença dos paulistas, que lotaram o estádio). O Vasco se mantém na vice-liderança com a mesma pontuação e uma vitória a menos. O Gigante da Colina também perdeu sua partida e tem que agradecer aos mineiros por terem complicado a vida dos paulistas. Nos próximos 5 jogos terão 3 clássicos. Todos brigam pela conquista do Campeonato. É a Taça Guanabara em forma de Brasileirão 2011.

O 1º desses clássicos acontecerá na próxima rodada (34ª), no domingo, contra o Botafogo, 4º colocado com 55 pontos. Se o Glorioso tivesse vencido no sábado, teria assumido a liderança pelo critério de desempate. Jogou mal e acabou perdendo para o Figueirense em pleno Engenhão. Final de semana que vem, no mesmo estádio, terão uma nova chance jogar melhor e chegar à ponta, caso derrotem os rivais vascaínos.

Nota 1: A derrota do Vasco, diante de uma Vila Belmiro lotada, no retorno de Ganso (que jogou os 90 minutos), pode ser considerada normal. Era um placar provável. O improvável foi a forma como o time jogou. Aliás, o time só jogou na 2ª metade do 1º tempo. O início de jogo foi muito fraco, com direito a gol sofrido aos 3 minutos e muitos passes errados. A 2ª etapa toda também foi assim e o resultado poderia ter sido mais elástico, apesar dos sérios erros de arbitragem contra o Cruzmaltino. Fellipe Bastos e Eder Luis fizeram outra péssima partida.


Nota 2: Diferente do rival na disputa pelo título epicitado, o resultado dos corintianos não era previsto. Esperava uma partida equilibrada (talvez até com uma vitória dos mineiros), caso fosse na Arena do Jacaré, onde o Coelho ganhou 19 dos últimos 25 pontos disputados. Lá, derrotou Vasco por 4x1, por exemplo. Em Uberlândia, diante de milheres de torcedores rivais, desacreditei no sucesso do América. O Corinthians, como todo clube grande que está disputando um campeonato de pontos corridos, não pode perder pontos assim. O resultado foi justo e o América foi, de fato, melhor.

O Tricolor surpreendeu e venceu o Internacional em pleno Beira-Rio. Chegaram aos 56 pontos e ocupam a 3ª posição. O critério de desempate também pode ajudar o time das Laranjeiras a chegar ao título. É a equipe que mais venceu no Brasileiro (18 vezes).

Uma vitória do Colorado reforçaria meu antigo pensamento de que o Fla corria sérios riscos de ficar fora da Libertadores de 2012. Uma ascensão dos gaúchos e a subida do Figueirense poderiam, para mim, retirar o Rubro-Negro da competição do ano que vem. Não acho mais. O Flamengo também venceu seu jogo (5x1 no Cruzeiro) e se distanciou um pouco desses dois rivais. Ainda tem um confronto direto, dentro de casa, contra o Inter. Continuo apenas pensando que o time não deve ser campeão, embora seja, claro, um candidato e esteja na disputa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário